1. Faça amor
Regra
número 1: o amor está acima de tudo. Crie o conflito amoroso dos protagonistas
e desenhe a trajetória que eles irão traçar durante os cerca de 200 capítulos.
“Trabalhe com histórias e situações que permitam desdobramentos”, diz o autor
Aguinaldo Silva. Incesto, status diferentes, famílias inimigas, mortes
misteriosas e desencontros são os empecilhos mais comuns. Eles nunca podem ser
mais fortes que o amor. Exemplo: se a vontade de conhecer os EUA for maior que
a de viver com seu amado, a personagem vai ser recusada pelo público, como
aconteceu com Sol no início de América.
2. Mocinhos são do bem
O
casal protagonista jamais pode ter objetivos egoístas, como fazer fortuna no
exterior. Se quiser ganhar dinheiro, tem de ser para pagar o tratamento de
câncer do pai ou para voltar à Itália e rever seu grande amor. Os dois precisam
ter atitudes sempre morais e legais. A primeira mocinha de novela que não era
virgem apareceu somente em 1998, com A Indomada.
3. Deixe sua marca
Novelas
são pura indústria cultural, mas mesmo assim podem ter marcas autorais. Dias
Gomes fez novelas clássicas com crítica social, como O Bem Amado. Manoel Carlos
curte o cotidiano da classe média carioca. Glória Perez prefere tramas com
muitas histórias paralelas e fortes no melodrama. Qual será o seu estilo?
4. Teça o pano de fundo
Escolha
um contexto. Os personagens vivem no Pantanal, ao redor de uma redação de
revista de celebridades ou são pescadores no Ceará? Faça-os desempenhar papéis
importantes dessa história maior, para dar verossimilhança à trama.
5. Humor e imaginação
Para
aliviar a tensão dos momentos tristes ou polêmicos, crie um núcleo de humor.
Pode ser um bar de periferia, como em O Clone e América. Ou soluções
delirantes, como as flores de Jorge Tadeu – que encantavam as mulheres em Pedra
sobre Pedra.
6. Lance modas
É
legal captar o ambiente que está quente na sociedade: você pode fazer uma
tendência virar moda arrasadora, como aconteceu com o mundo das discotecas na
novela Dancin’Days, de 1978. Começar com um fundo histórico, como a luta contra
a ditadura militar, dá uma aparência de que sua novela é importante, que serve
para alguma coisa.
7. Pense em todos
Qualquer
que seja o contexto de sua novela, lembre-se de que você precisa conquistar
todo tipo de público. Se a novela acontece no campo, crie um ou outro núcleo
urbano. A dica vale também para os personagens. Eles devem ser de todas as
idades e participar de situações comuns a cada faixa etária. As falas devem ser
as usadas no dia-a-dia, com as gírias de rua e expressões de cada época, de
cada ambiente.
8. Crie polêmica
Lembre-se
de que, no Brasil, novelas fazem parte do espaço público. Fique à vontade para
inserir problemas sociais, tabus e o merchandising social, como incentivar a
doação de órgãos. Mas preocupe-se em amarrá-los bem ao melodrama. Se você
quiser discutir o Movimento dos Sem-Terra, coloque-o entre as tramas de amor,
como aconteceu em O Rei do Gado entre a sem-terra Luana (Patrícia Pillar) e o
fazendeiro Bruno Mezenga (Antônio Fagundes).
9. Mantenha a audiência
“O
autor é o deus de sua novela”, costuma dizer Manoel Carlos. De acordo com a resposta
da audiência, você pode matar personagens, mudar sua personalidade, roupas e
até o jeito de falar. Prolongue as tramas e a aparição daqueles que estão
fazendo sucesso.
10. E se der errado?
“Acelere
a narrativa, fazendo umas duas semanas de acontecimentos muito fortes”, diz
Gilberto Braga. Se a novela for um desastre lastimável, o jeito é arranjar uma
tragédia para matar metade da turma e começar do zero. Em Torre de Babel, de
1995, a saída foi explodir um shopping com todos os personagens recusados pelo
público.
Para saber mais
Telenovelas
- Dirceu Alves Jr., Coleção Para Saber Mais da SUPER, 2004
Telenovela
– História e Produção, Renato Ortiz, Silvia Helena Simões Borelli e José Mário
Ortiz Ramos. Brasiliense, 1989
www.teledramaturgia.com.br,
Site com fotos e informações sobre novelas
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